Fonte: Blog Porto Seguro
Tranquilidade e qualidade de vida são duas palavras que estão na mente de quase todo brasileiro quando questionado sobre como gostaria que fosse o seu futuro financeiro. No entanto, para que esse desejo seja realizado, é preciso desenvolver estratégias eficientes para garantir a sua saúde financeira.
Se você não faz ideia de como pode fazer isso, não se preocupe. Neste post, nós preparamos uma série de dicas para ajudar você nessa missão e contribuir para a construção de um futuro financeiro da família mais tranquilo. Confira a seguir!
A saúde financeira é uma condição em que você e a sua família conseguem viver após adotar uma série de comportamentos e hábitos relacionados ao planejamento eficiente das suas finanças, tanto para o curto quanto para o longo prazo. É com ela que você consegue conquistar seus sonhos e objetivos financeiros de uma forma mais tranquila e confortável.
É a saúde financeira também que permite que você viva um bom padrão de qualidade de vida, sem ter que se preocupar constantemente com os gastos e despesas familiares.
Ao contrário do que muitos pensam, isso não tem a ver com a quantidade de bens que você possui. Na realidade, trata-se da ausência de dívidas e instabilidades que possam abalar a sua tranquilidade financeira, independentemente da sua faixa de renda.
É quase impossível falar em saúde financeira sem mencionar a importância da educação financeira. Isso porque esse aprendizado interfere especificamente na maneira como nos comportamos em relação ao nosso dinheiro, seja no que diz respeito aos planos futuros ou mesmo à forma como compramos coisas, no presente.
Isso não tem a ver só com fazer um acompanhamento eficiente, com uma série de cálculos, planilhas e até gráficos. Está intimamente ligado com a mentalidade que desenvolvemos ao longo da nossa criação e desenvolvimento, desde muito pequenos.
Logo, cuidar das finanças é algo que deve ser ensinado desde a infância, colaborando para uma educação com hábitos e costumes que facilitem a saúde financeira na vida adulta. Dessa maneira, em vez do dinheiro ser visto como um problema constante, ele passa a ser um aliado dos seus momentos de lazer, sonhos e objetivos.
O primeiro passo é mudar a sua mentalidade em relação ao dinheiro. Você sabe que a sua vida financeira é apenas o reflexo dos seus hábitos e comportamentos que mais se repetem. Por isso, não adianta continuar agindo igual e esperar resultados diferentes, certo?
Além disso, é muito importante conhecer a fundo suas finanças. Você sabe exatamente qual é o total da renda gerada por você e pelo seu grupo familiar? Disso, quanto é a soma de custos e despesas? Detalhe o seu orçamento, descubra em que tipo de gasto está indo o seu dinheiro e revise regularmente esses escoadores de recursos, reduzindo ou eliminando completamente o que já não acrescenta na sua vida.
Esse é o diagnóstico financeiro mais eficiente que há. Por que você pagaria uma fatura de celular muito mais alta do que aquilo que realmente precisa consumir? Por qual motivo continuar assinando aquela revista online se você acaba nunca lendo, de todo modo? Qual é a razão de assinar diversos serviços de streaming se você só assiste a alguns deles? Esse tipo de pergunta é primordial para ajustar suas contas.
Além disso, dedique um tempo exclusivo para saber o quanto o seu dinheiro está comprometido para o futuro. Você tem contas parceladas ou vencidas? Está pagando algum financiamento ou empréstimo? O que disso tudo poderia ser quitado já neste mês?
Desenvolva o hábito de comprar apenas aquilo que o seu dinheiro alcança e disponha do parcelamento e de empréstimos apenas quando for estritamente necessário. Não se sabote comprometendo um dinheiro que você nem recebeu ainda; afinal, isso também atrapalha sua saúde financeira.
Em caso de qualquer imprevisto, em vez de um compromisso futuro na fatura do cartão de crédito, você terá uma dívida tirando o seu sono e proporcionando dor de cabeça. Isso sem contar os juros, mora e multa que podem incidir sobre o valor devido, aumentando seu prejuízo.
Faça um planejamento financeiro com absolutamente todas as suas contas e programe-se para:
Em ambos os casos, recomendamos que você invista suas reservas em alguma aplicação com uma boa liquidez e uma rentabilidade superior à da poupança. Dessa forma, suas economias aumentam rapidamente e você levará menos tempo para atingir seus objetivos.
Você precisará apostar em alguns recursos que ajudarão você a garantir uma boa saúde financeira ao longo do tempo. Alguns exemplos disso são:
Além disso, existe uma série de outras dicas que podem ser aproveitadas. Gastar menos do que ganha é uma delas, assim como investir tudo aquilo que sobre de dinheiro no seu mês. Incluir gastos como lazer e diversão no seu planejamento também pode evitar que você extrapole nas despesas dessa categoria.
Não esqueça que a sua saúde financeira pode impactar também na sua saúde física e mental. Com menos preocupações com dinheiro, você dorme melhor, mantém seus níveis de estresse sob controle e não precisa ficar se desgastando.
Agora que você já sabe o que é saúde financeira e já conferiu dicas importantes que ajudarão a estabelecer a sua, que tal compartilhar o que mais funciona para você na hora de garantir a tranquilidade financeira da sua família?